25/05/2010 - CBTU
O Recife possui, hoje, um dos mais eficientes e seguros sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, pois eles trabalham com o conceito de "falha segura", em que não há possibilidade de colisão dos trens e, sob qualquer imprevisto, a operação é interrompida, isso de acordo com o coordenador de Manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Metrorec), Ricardo Beltrão. "Nosso sistema é absolutamente seguro. Trabalhamos com tecnologia de ponta, com painéis de última geração no CCO, onde controlamos 100% todos os carros e todas as estações. E, internamente, temos um parque energético que subsidia as sub-estações", afirma Beltrão.
Segundo o coordenador de operações, Dueire, a linha Sul, hoje, já trabalha com o identificador de tempo e destino (IDT), que é único no Brasil e eles pretendem expandir para as outras linhas. "No CCO, controlamos toda a via férrea, as estações e sub-estações, por 24 horas. Mesmo quando o trem deixa de funcionar para a população, às 23h, o metrô passa por manutenção. Por isso que em cada turno trabalham cinco pessoas, para garantir esse serviço de qualidade. No Recife, temos um dos mais eficientes sistemas de transporte sobre trilhos", esclarece Dueire.
Atualmente, o sistema sobre trilhos na Região Metropolitana do Recife (RMR) possui três linhas implantadas, com um total de 25 trens. As linhas Centro e Sul, eletrificadas, com padrão de trem metropolitano, e a linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio. Os carros desta última serão substituídos, ainda este ano, por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), equipamentos mais modernos, rápidos, à base de biodiesel, uma energia mais limpa. De acordo com Dueire, também há a expectativa de aquisição de mais 15 trens elétricos, para se somar à frota existente, que irá operar na linha Sul. "Hoje, o usuário espera cerca de cinco minutos pelo trem. Mas a nossa ideia é reduzir esse intervalo para três minutos, no máximo", afirma o coordenador de operações.
A linha Centro parte da estação Recife, no centro da cidade, e se divide na estação Coqueiral, seguindo até Jaboatão Velho e Camaragibe. Já a linha Sul também parte da estação Recife e se estende até Cajueiro Seco. Segundo o superintende da CBTU Recife, José Marques de Lima, com a implantação dos VLTs, a empresa pretende expandir o serviço de transporte sobre trilhos até Suape e, em seguida, para a Zona Norte da RMR. "Hoje, atendemos a cerca de 230 mil usuários. Mas com a conclusão dos projetos, pretendemos atingir mais de 400 mil pessoas, porque esse transporte tem mostrado suas potencialidades para as necessidades do Recife", defende Marques.
Visita
O diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, o diretor comercial e industrial, José Américo Góis, e o editor geral da Redação, Henrique Barbosa, visitaram, as instalações da sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Metrorec) - operadora Recife, localizada no bairro de Areias. Na ocasião, os diretores tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) e de discutir com o superintendente, José Marques de Lima, as novidades e as modernizações que a empresa vem trazendo para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário