08/10/2010 - CBTU
Foram adquiridos para a CBTU Recife, através de concorrência internacional, sete VLTs (com motores a diesel) constituídos de três carros, tendo cada um a capacidade para transportar em torno de 200 passageiros. O moderno sistema de Veículos Leves sobre Trilhos será implantado em substituição às locomotivas a diesel e aos carros de passageiros no trecho compreendido entre as estações de Cajueiro Seco e Cabo. A demanda prevista neste trecho é de 30 mil usuários/dia.
Atualmente, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos em Recife é operado pela CBTU-Metrorec e é composto de vinte e oito estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 225 mil usuários/dia, sendo 205 mil na linha Centro e 20 mil na linha Sul.
A CBTU também abriu processo de licitação, do tipo concorrência internacional, para a aquisição de 15 novos trens elétricos de ultima geração (TUE`s), cada um com quatro carros, para o metrô de Recife.
O objetivo da aquisição é atender à demanda da linha Sul. Com a compra dessas novas composições, a expectativa da CBTU-Metrorec é transportar, inicialmente, 400 mil pessoas/dia, 170 mil a mais do que transporta atualmente. Outra mudança será a redução do tempo de espera, dos atuais 16 minutos para 4 minutos no horário de pico.
O metrô de Recife faz integração com 73 linhas de ônibus nos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), ligado a 7 estações (Recife, Joana Bezerra, Afogados, Barro, Jaboatão, Camaragibe e Cavaleiro), e integração tarifária com mais de 30 linhas de ônibus nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados, Santa Luzia,Werneck, Tejipió e Rodoviária.
Dessa forma, o metrô atende, diretamente, os municípios de Recife, Jaboatão, Camaragibe e Cabo, e, indiretamente, todos os 14 municípios da região metropolitana, através da integração metrô/ônibus. A frota é composta por 25 trens urbanos elétricos e 4 locomotivas movidas a diesel.
A primeira expansão do sistema metroviário em Recife consistiu na construção de mais de 4,7km na linha Centro, interligando as estações Rodoviária/Camaragipe, e a eletrificação de 14,3km da linha Sul, no trecho Recife/Cajueiro Seco. O projeto prevê, ainda, a construção de cinco novos terminais de integração metrô/ônibus. Entre o ano de 2007 e 2010, a CBTU Recife investiu R$373 milhões, representando uma média de cerca de R$100 milhões por ano.
A CBTU-METROREC iniciou a construção da estação Cosme e Damião, também conhecida como “Cidade da Copa”, com previsão de conclusão para meados de 2011. Além de beneficiar a comunidade local, a nova estação está dimensionada para atender os torcedores da Copa 2014. O projeto contempla um elevador, escada rolante e seis lojas comerciais. A estação traz inovações na sua estrutura por utilizar materiais ecologicamente corretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário