terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Linha férrea do Porto do Recife volta a funcionar em 2012

27/12/2011 - Jornal do Comércio

Composições vão operar durante a madrugada, por medida de segurança, a partir do próximo ano

Desativada há dois anos, a linha férrea do Porto do Recife volta a funcionar em 2012 para o transporte de carga. O trem circulará em baixa velocidade e nos horários de pouca movimentação, preferencialmente, de madrugada. Por causa da implantação dos trilhos e dormentes na zona portuária, a inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco, no armazém 11, programada para o dia 15 último, teve de ser adiada.

O Porto reconstruirá um quilômetro de linha férrea no Bairro do Recife, da Antiga Ponte Giratória até o Armazém 9. "Nós providenciamos os dormentes e a Transnordestina Logística S.A., empresa que vai operar o trem, cedeu os trilhos", informa a coordenadora- executiva de Projetos Especiais do Porto, Marta Kümmer. A locomotiva entra em funcionamento a partir de março.

Segundo ela, a linha férrea ocupará o mesmo caminho dos trilhos desativados. "Os horários de circulação do trem de carga estão bem definidos, para evitar riscos de acidentes", declara. Um trecho do trilho passa ao lado do armazém 11, que se encontra em reforma desde outubro do ano passado para abrigar o Centro de Artesanato de Pernambuco.

"Precisamos concluir o piso do entorno do armazém 11 para poder fixar os trilhos e dormentes", diz Marta Kümmer. A construção do piso está prevista para terminar em 15 dias. A intervenção no prédio se encerra esta semana ou na primeira semana de janeiro. "Faltam as luminárias, o mobiliário específico e os panos de vidro, são coisas que só podem ser colocadas no fim da obra, para evitar danos e sujeiras."

A reforma do armazém faz parte do Porto Novo, projeto de reurbanização da área não operacional do Porto do Recife. A ideia do governo do Estado é abrir os galpões para o público, com usos variados: gastronomia, cultura, lazer, eventos, serviços, boliche, cine-teatro, lojas, escritórios e o Memorial Luiz Gonzaga. O armazém 11 é o primeiro a ficar pronto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário