quinta-feira, 12 de abril de 2012

Metrô do Recife quebrando recordes e paradigmas 

14/03/2012 - CBTU

Que o metrô é um importante meio de transporte coletivo e transporta milhares de pessoas diariamente, em um curto espaço de tempo, já não é novidade para ninguém.

Mas o que muitos ainda não sabem, é que a cada ano o metrô vem se tornando o principal meio de transporte para grande parte da população, pelo seu conforto, segurança e sua agilidade em chegar ao local de destino.

É pensando nisso, que a CBTU-Metrorec está sempre procurando satisfazer as necessidades dos usuários, e por este motivo, os números tem aumentado cada vez mais. Em 2011 a Linha Centro chegou a transportar 65.256.268 pessoas/ano. Uma diferença de 12.454.491 usuários a mais do que no ano de 2005.

Na Linha Sul, que iniciou a operação no referido ano transportando 162.834 pessoas/ano, atendeu 9.970.561 usuários no ano passado.

A Coordenadoria de Pesquisa e Integração - COPIN vem realizando anualmente uma pesquisa de satisfação do usuário, e é através dela que a CBTU-Metrorec busca fazer uma análise sobre a necessidade dos passageiros.
“Utilizamos a pesquisa de satisfação com o objetivo de saber o que está faltando e onde podemos melhorar para atender as suas expectativas.

Realizamos a pesquisa sempre nos horários de maior movimentação nas estações, conversando a gente tem a possibilidade de trabalhar em cima do que eles mais precisam, para posteriormente atender os seus desejos”, afirmou a Técnica de Gestão, Maria das Graças Mousinho.
Na Linha Centro, que faz o trajeto Recife/Jaboatão/Camaragibe, as estações mais movimentadas são: Barro, Joana Bezerra e Recife. Em 2011 foi totalizado um fluxo de usuários de aproximadamente dez milhões na Estação Barro, 11 milhões em Joana Bezerra, e nove milhões na Estação Central do Metrô do Recife.

Já na Linha Sul, que realiza o trajeto Largo da Paz/Cajueiro Seco, teve o seu maior volume de pessoas concentrado nas estações: Antônio Falcão, Prazeres e Cajueiro Seco, transportando respectivamente, um milhão; três milhões; e dois milhões de usuários por ano.

A Linha Diesel, que liga o Curado ao Cabo de Santo Agostinho, mesmo sendo a mais antiga linha do sistema, teve um aumento de 300 mil usuários em um ano, no período de 2010 a 2011. A linha conta com a chegada de quatro VLT’s - Veículo Leve Sobre Trilhos, que fará o percurso Cajueiro Seco – Cabo de Santo Agostinho. E, com isso, haverá um crescimento maior ainda este ano.

No sábado em que aconteceu o desfile do Galo da Madrugada, a CBTU-Metrorec, preparou um esquema especial para atender a demanda de foliões que chegou a 261.739 usuários. Foram vinte e dois trens em operação, com intervalos de 3 minutos.

O resultado não poderia ter sido diferente, a Companhia mais uma vez bateu seu recorde ganhando um crescimento de 15,5%, comparado aos anos anteriores, que não passavam de 5%. O Superintendente, Ricardo Beltrão, acredita que o período de carnaval foi o momento ideal para obter um retorno da população com relação às mudanças ocorridas no metrô. “Durante todo o carnaval, não tivemos sinal de vandalismo.

A população não só cuidou, como respeitou o veículo. Isso é um sinal muito positivo, é uma resposta ao nosso trabalho. Indica que a população está satisfeita com o transporte."

Ainda segundo o superintendente, este crescimento na demanda de usuários se deve ao fato das pessoas se sentirem mais confortáveis e seguras no metrô.
“Livres de congestionamento, os usuários podem chegar ao seu local de destino com mais rapidez e conforto, isso de fato, é algo que atrai cada dia mais os usuários para o nosso sistema”.

A expectativa da CBTU-Metrorec é de transportar cerca de 400 mil usuários/dia até a Copa de 2014. Com a conclusão da Estação Cosme e Damião e a chegada de 15 novos trens, o metrô do Recife se consolidará como principal meio de transporte na região metropolitana, facilitando a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário