domingo, 3 de fevereiro de 2013

CBTU treina primeira turma para a operação de novos trens

22/01/2013 - CBTU

O primeiro dos 15 novos trens adquiridos pela CBTU em Recife deve entrar em operação até março deste ano. Para se adequar ao novo sistema, mais moderno que o dos trens atuais, vinte e três empregados da CBTU, entre maquinistas e supervisores de estações, receberam um treinamento especial. O curso foi ministrado na última semana (14/01 a 18/01) por três instrutores, entre eles, Asier Berzosa, chefe de projetos de Engenharia da CAF Espanha, empresa responsável pelo projeto dos novos trens.

De acordo com Adenauer Araújo, supervisor do setor de Movimento da CBTU e um dos responsáveis pelo treinamento, esta é a primeira de várias turmas que serão formadas. "Até o final de abril devemos treinar o restante do pessoal, totalizando 165 funcionários", diz. Também responsável pelo curso, Bartolomeu Vicente, da Corretiva de Trens, afirma que este consiste em um treinamento contratual. "Significa que o treinamento está no contrato dos funcionários, e eles devem recebê-lo sem nenhum custo", explica.

As aulas foram divididas em dois turnos: parte teórica pela manhã e, à tarde, aplicação prática do que foi aprendido. "O objetivo do treinamento é que eles conheçam os equipamentos do novo trem", esclarece Berzosa, que descreve ainda o conteúdo do treinamento: "Foi estruturada uma descrição geral do funcionamento do trem. Temos uma seção que fala das rotinas operacionais em situações normais, e também em modos de condução com falhas, explicando como os condutores devem atuar. Temos ainda uma seção para identificar as falhas principais, além de treinamentos para o sistema de monitoramento das falhas, monitoramento de câmera, e sistema de informações aos passageiros".

Para os condutores, o treinamento com a CAF é a oportunidade de desenvolver a prática com o novo sistema operacional. "Uma parte da teoria já é de nosso conhecimento, mas é a prática que vai nos levar a fazer um bom trabalho com os novos trens", afirma o maquinista Phillipe Pontes, que ressalta a importância da primeira turma para repassar a experiência ao restante dos funcionários. "É uma turma que tem o objetivo de ser multiplicadora. Vamos começar a operar o trem na Linha Sul e, depois, expandir o aprendizado para os outros colegas".



Fonte: IMPRENSA CBTU RECIFE
Publicada em:: 22/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário